terça-feira, 9 de março de 2010

Denúncias de tratamento inadequado para com os presos

O sítio do G1 divulgou notícia dizendo que um Deputado do Distrito Federal fazia denúncias de que o Governador afastado, Arruda, estava passando por uma situação inadequada. O cárcere estaria causando problemas de saúde e psicológicos ao preso.

Pelo visto, descobriram que a prisão realmente é um grande mal. Interessante.

O Deputado critica até a operação montada pela Polícia Federal para levar o Governador para atendimento médico, no hospital.

Isso tudo não deixa de ser verdade. Mas é muito interessante como as forças dos "fortes" se movem apenas pelos "mais fortes". Não lembro de nenhum deputado ter reclamado das condições de tratamento que os presos comuns, aqueles dos presídios comuns, aqueles sem privilégios, aqueles que ninguém gosta de admitir que tem os mesmos direitos que o Governador. As condições degradantes a que eles são submetidos, como superlotação, falta de estrutura física, higiene, atendimento médico, proliferação de doenças, principalmente de pele...hum, será que não esqueci de nada? Ah, é melhor ficar só com essas pra não extrapolar os limites de caracteres.

Para quem duvida, fica o endereço do G1 para confirmar: http://g1.globo.com/Noticias/Politica/0,,MUL1520954-5601,00-TEMO+PELA+VIDA+DE+ARRUDA+DIZ+DEPUTADO+QUE+O+NOTIFICOU+DE+IMPEACHMENT.html

Mas e aí, não foi escrito, em algum lugar, que todos eram iguais e que todos tinham os mesmos direitos fundamentais? Onde foi mesmo? Ahh é, foi na Constituição da República!!! Mas quem lê a Constituição, hoje em dia, né?

Epaa...eu leio!

Um comentário:

  1. Eu gostava da Constituição Federal de 1988! era o melhor livro de contos de fada, na minha opinião!

    Em uma noite, entretanto, após ter lido as ADCT's, minha mãe resolveu ler uma passagem de um outro livro, mais antigo, inadequado para os padrões atuais, chamado de Código de Processo Penal. Mas ele continha a seguinte passagem que merece transcrição: "art. 295. Serão recolhidos a quartéis ou prisão especial, à disposição da autoridade ou competente, quando sujeitos a prisão antes da condenação definitiva: II - os governadores ou interventores de Estados ou Territórios, o prefeito do Distrito federal, seus respectivos secretários, os prefeitos municipais, os vereadores e os chefes de Polícia."
    Possivelmente, seja em decorrência dessa lenda (bem real) que o indivíduo permanece em uma masmorra, para os padrões austriacos.
    Ah verdade...algumas primaveras atrás, escutei também sobre uma fábula chamada "CPI do Sistema Carcerário". Inspirava confiança e vitalidade, indicando que ainda haviam alguns "fortes" que lutavam pelos "fracos", mas, infelizmente, o esquecimento geral abateu-se sobre o Relatório (link: http://pfdc.pgr.mpf.gov.br/grupos-de-trabalho/sistema-prisional/CPIsistemacarcerario.pdf/view)

    ResponderExcluir