domingo, 23 de maio de 2010

Tecnomelody contra a violência!

O tecnomelody é um gênero musical típico da região metropolitana de Belém. O famoso brega já passou por muitas variações e essa é uma delas. No final das contas estamos todos ouvindo ou dançando o famoso "bregão".
As festas que tocam esse tipo de música, apesar de ser produto da terra, não são vistas com muito bons olhos pela sociedade. Na verdade, aqueles que se julgam sociedade é que não dão valor ao que é da terra. O que é bom sempre vem lá de fora. É estranho como um povo que se faz a partir dessa terra consegue renegá-la de uma tal forma que até espanta as pessoas que não são daqui e que tanto admiram nossa região.
Isso tudo é fruto dos altos índices de violência nas festas de aparelhagem, como são chamadas as festas que tocam esse gênero musical. O público que as frequentam é notadamente diferenciado, ou marginalizado. Prefiro pensar que não o são assim, de fato. Pois marginalizados são aqueles que se escondem atrás de suas cercas elétricas e esquecem que somos todos parte de uma única sociedade. O que ocorre é que a grande massa carente de recursos financeiros são os principais frequentadores das festas.
Isso tudo é reflexo de uma sociedade seletiva, que trata como parte dela apenas aqueles que tem poder de consumo e rejeitam qualquer manifestação, seja cultural ou não, que não estejam dentro do padrão desejado. A economia, mais uma vez, vem delimitando sistemas sociais que se comunicam, muitas vezes de forma drástica, violenta.
Quer dizer que a sociedade que segregou é a mesma que evita o tecnomelody devido aos altos índices de violência, mas se esquecem que ela é a principal causadora dos mesmos. Mas a verdadeira sociedade, aquela que é marginalizada e discriminada está provando que a paz é possível, que é o desejo de todos.
Por meio de uma iniciativa do Cel. PM Costa Júnior, responsável pelo programa Segurança Cidadã (um excelente trabalho, diga-se de passagem), as festas de tecnomelody estão sendo palco de uma grande promoção de paz social.
O Programa Segurança Cidadã e seus parceiros criaram uma forma de se incerir nesses eventos de forma não repressiva. A melhor maneira para que isso acontecesse não poderia ser outra se não a música. A música "Na onda da Paz" está virando sucesso em todas as festas de aparelhagem e já deu ensejo, inclusive, a um video-clip que reúne vários artistas paraensses.
Para quem não conhece o programa Segurança Cidadã, esta é a hora. Aproveite e descubra como você, cidadão, pode ajudar na promoção da segurança e da paz.
Peço licença ao Coronel Costa Júnior para divulgar seu trabalho e convido a todos a fazerem parte dessa turma.

Um comentário:

  1. Caro amigo Antônio Graim.
    Agradeço a publicação da postagem que divulga o videoclipe do Segurança Cidadã.
    Iniciativas como a sua, são próprias de pessoas que primam por desenvolver ações para a melhoria da qalidade de vida das pessoas.
    Um novo modelo de atuação das nossas instituições deve ser pensado. Sou um estudioso e multiplicador de um modelo preventivo, haja vista que nenhum outro se mostra mais efetivo, na busca da resolução dos problemas da comunidade.
    Aliás, há 40 anos vimos reproduzindo o modelo viaturizado americano, que é baseado em exclusiva repressão.
    E quando se faz uma coisa por muito tempo, sempre se obtém o mesmo resultado.
    O resultado é um modelo que reproduz 47 mil homicídios e um gasto de R$ 4,6 bi com atendimento de vítimas da violência, segundo o Ilanud.
    Respeitosamente,
    OSMAR COSTA JÚNIOR - Chefe do Estado-Maior Estratégico da Polícia Militar do Pará e Coord do Programa Segurança Cidadã.

    ResponderExcluir